Primeiro transplante de cabeça será realizado em 2017

RIO — Uma equipe médica formada por chineses e italianos planeja realizar a primeira cirurgia de transplante de cabeça daqui a dois anos, na China. De acordo com Ren Xiaoping, que lidera os trabalhos ao lado de Sergio Canavero, o procedimento só será realizado se testes e pesquisas preparatórias forem bem sucedidas.

O primeiro anúncio sobre a cirurgia aconteceu em 2013, quando Canavero projetou a data limite para 2016, mas o prazo parece apertado dados os numerosos obstáculos e gargalos de conhecimento.


— Muitos meios de comunicação estão dizendo que nós definitivamente vamos realizar a cirurgia em 2017, mas isso só vai acontecer se todos os passos correrem bem — disse Xiaoping, em entrevista à agência AFP.

Mais otimista, Canavero agora garante a cirurgia para 2017, a ser realizada na Harbin Medical University, na China. O paciente voluntário também já foi escolhido: o russo Valery Spiridonov, de 30 anos, que sofre de atrofia muscular espinhal, doença degenerativa progressiva e sem cura. De acordo com os planos, ele terá a cabeça separada do corpo e implantada no corpo saudável de um doador, que tenha tido uma morte cerebral.

PUBLICIDADE
Xiaoping e Canavero participaram na última sexta-feira do encontro anual da Academia Americana de Cirurgiões Neurológicos e Ortopédicos, realizado em Maryland, nos EUA. Ao site Huffington Post, o médico italiano comentou sobre as chances de sucesso do procedimento.

— As chances disso funcionar são de 90%, mas é claro que existe um risco marginal. Eu não posso negar — afirmou Canavero, que também comentou sobre o voluntário. — Ele é um homem corajoso, em uma condição horrível. Vocês precisam compreendê-lo. Para ele, a medicina ocidental falhou, não tem nada a oferecer.

Contudo, existem questões éticas e legais a serem superadas. Xiaoping, por exemplo, se recusou a dizer de onde viria o doador do corpo.

oglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário